21 de março de 2012

O Periquito - Australiano


Olá, nessa postagem do Blog iremos comentar sobre Periquitos Australianos, com certeza, um dos mais famosos pássaros criados em todo o mundo, pelo fato do periquito ser um pássaro comunicativo e muito resistente a doenças torna-o um animal atrativo. A escolha do periquito é sempre a primeira dúvida com que o criador iniciante se depara, se quer um casal para reproduzir procure se informar se realmente é um casal. O macho possui uma narina Azulada quando adulto, ou de cor lilás quando é um pássaro de mutação recessiva como Lutinos ( Amarelos de olhos vermelhos), Arlequins Recessivos ou Malhados Recessivos, entre outros, ou quando é um filhote. Já as fêmeas em qualquer mutação variam de um Branco Marfim á um Marrom Chocolate. As cores dos periquitos são das mais variadas, podendo variar do cinza ao amarelo, existem várias mutações, todas divididas em Recessivas, Recessivas Ligadas ao Sexo, Dominantes e ainda existem as Co-Dominantes, que é quando uma mutação considerada Dominante é suprimida por outra, esta é a chamada Co-Dominante. Bom, as características de cada Sub Grupo são as que seguem:

-Recessiva- 
É a mutação a qual só será visível nos filhotes em 3 casos, se os pais portarem a mutação, se os pais forem da mutação ou se um deles for e o outro portar. Exemplos:
Macho Normal Verde(Portador de Arlequim) x Fêmea Arlequim Verde => Terão tanto filhotes Normais Verdes quanto Arlequins Verdes, de ambos os sexos.

-Recessiva ligada ao sexo-
Esse grupo é caracterizado por uma dependência do sexo dos pais, alguns exemplos dessa mutação é o Asa Canela e o Ino (Lutinos e Albinos), estes funcionam da seguinte maneira.
Se o macho for ou portar a mutação, como por exemplo, Asa Canela, todos os filhotes que nascerem com a mutação visível serão da Fêmeas.
Se a fêmea for da mutação (fêmeas não podem portar mutações ligadas ao sexo, ou são visuais ou não) elas irão passar a mutação para os Machos, porém não visualmente, mas sim portando, assim voltando ao primeiro ciclo.

-Dominantes e Co-Dominantes-
As mutações pertencentes a esse grupo não podem ser portadas "ou é ou não é", as dominantes mais comuns são Arlequim Dominante e Cintilante, as duas possuem o chamado Duplo Fator, o qual é obtido pelo cruzamento de 2 Arlequins ou 2 Cintilantes, assim tendo o os chamados duplo fator, estes terão em sua totalidade uma ninhada de Simples Fator, ou seja, um Cintilante ou um Arlequim Dominante, ambas as mutações quando são Fator Duplo são caracterizados pela diminuição da marcas no corpo.
Quanto as Co-Dominantes, a mais comum é a Normal Verde, a qual, não portando outras mutações, supera as outras, por ser a cor selvagem e natural do periquito, essa supera qualquer outra, não existe Normal Duplo Fator.

Em uma futura postagem iremos nos aprofundar mais em na questão de genética, reprodução entre outras duvidas comuns entre os iniciantes, qualquer dúvida entre em nosso Fórum, www.cbraves.net

Abraços e até a próxima postagem. 
Por Wallace Rezende

3 comentários: