5 de abril de 2012

Entrevista com Nathy Takaoka


cbraves: Os agapornis não são pássaros de nossa fauna, como você conheceu essa espécie de ave?

Nathy: Eu conheci através de um primo de segundo grau. Ele tinha uma agapornis híbrida linda chamada Verdinha. Eu achei uma ave linda, mas nunca tinha visto, nem sabia o nome. Descobri o nome numa embalagem de semente num supermercado onde estava escrito “Calopsita e Agapornis”. Pesquisei muito, achei um criadouro de agapornis mansos e fui até Santos-SP adquirir meus primeiros agapornis, Chubby e Wood.

cbraves: Sabemos que o IBAMA dificultou a venda de agapornis em nosso território, o que você acha dessa Lei sobre venda de agapornis em pet shopping? Você acredita que os agapornis devem ser vendidos como periquitos, sem discriminação da lei?

Nathy: Eu particularmente não gosto de comprar aves em petshops. São de muitos criadouros diferentes, muita transmissão de doença. Já vi muitas aves doentes e perguntei para os vendedores: “Ela está bem? Acho que está doente!” e a reposta sempre foi: “Não, isso é normal! Estão muito bem.”. Eles vendem por ser obrigação de um vendedor de petshop sem conhecimento.
Por serem aves mais temperamentais e estressadas, acho importante comprar de um lugar que te dará todas as informações necessárias. Brinquedos, alimentação, distração, etc.
Sou a favor da lei sobre os agapornis. O IBAMA define leis para o bem estar do animal. Se uma pessoa quer comprar um, tem que ser de um criadouro regulamentado. Não é tão rígida quanto à lei de papagaios e araras, mas é uma forma de controlar a venda.

cbraves: Como surgiu essa idéia de fazer vídeos para mostrar o dia a dia de seus agapornis?

Nathy: A ideia surgiu praticamente junto com o blog Pássado do Amor. A intenção era simples: registrar todos os momentos dos meus agapornis, pois a gente nunca sabe quanto tempo vamos ter com esses bichinhos que amamos tanto.

cbraves: Para gravar vídeos não pode existir vergonha, certo?Entre seus vídeos qual é aquele que você mais gosta?

Nathy: Com certeza é o da Sexagem do São Camilo. Haha O Wood fez a festa com meu brinco, ficou muito engraçado. Eu não tenho vergonha de gravar os vídeos, meus agapornis muito menos. O legal é a espontaneidade.
Para quem não viu: http://www.youtube.com/watch?v=aVIOXnhc_A8

cbraves: Agora falando um pouco sobre suas aves, você nota certa diferença de comportamento entre eles ou são todos com o mesmo comportamento?

Nathy: Eles são muito diferentes sim. O Chubby (infelizmente não está mais entre nós) era o mais arteiro, sapeca, mas ao mesmo tempo o mais carinhoso comigo. Fazia de tudo para sair e ficar comigo. Também era o mais social com as outras pessoas.
Já o Wood é tranquilo até demais, tem preguiça de voar, para subir no dedo temos que colocar a mão bem na frente, caso contrário ele não sobe. Sem contar que é extremamente medroso.
A Mia é uma fêmea boazinha, não me bica, é ciumenta comigo, manda em todo mundo. Mas também tem medo das outras pessoas. Só gosta de ficar comigo. Se outra pessoa quiser pegá-la, ela sai correndo.
A Livi é a fêmea padrão, brava, bica todo mundo, tudo que chega perto da gaiola dela é uma ameaça. Tem seus momentos de ternura, mas passa logo. É mais independente e brinca muito sozinha. É considerada uma agapornis mansa, pois interage comigo e outras pessoas, mas caso se sinta ameaçada ou incomodada, ela bica e forte!
Nosso pequeno Tony ainda é muito filhote, tem um mês e meio. Não sabemos muito da personalidade dele. Mas já acredito que esse vai ser bem espoleta!

cbraves: Gostaria de falar algo para pessoas que querem ter alguma ave como seu animalzinho de estimação?

Nathy: É sempre importante lembrar que, apesar de viver dentro de uma gaiola, a responsabilidade é grande. São gastos com comida, gaiola, brinquedos, veterinário, etc. Para não se frustrar depois, compre sempre uma ave mansa. É possível amansar uma arisca, mas se for um agapornis, as coisas são sempre mais complicadas.
E o mais importante: muito amor, carinho, atenção e dedicação para ter a ave de estimação dos seus sonhos =)
Beijo grande!





Nathy Takaoka
Mais videoshttp://www.youtube.com.br/nathyharuna

9 comentários:

  1. Muito boa a intrevista, parabéns Cbraves e Nathy (:

    ResponderExcluir
  2. Realmente muito interessante, concordo totalmente com o ponto de vista da Nathy quanto à responsabilidade dos criadores; Antes de tudo, quem se dispõe a criar pássaros tem que ser ciente dos gastos e responsabilidades que isso irá trazer.

    ResponderExcluir
  3. Hendrix1:20 PM

    Também concordo om ela Rodrigo, Muito boa a entrevista aprendemos muito sobre esta bela ave.

    Ate...

    ResponderExcluir
  4. Nathy que legal voce ja esta começando a ficar famosa kkk vc tem publicar cade vez mais videos dai vai cade vez mais aumentar sua fama kkk

    ResponderExcluir
  5. Nathy,
    Parabéns pela entrevista, super interessante e informativa!
    um bj grande
    Fabi

    ResponderExcluir
  6. O que seria de nós leitores sem a Nathy!Ela nos ensinou muito a respeito dessas férinhas que amamos muito.
    Beijos Nathy você ta de parabéns!

    ResponderExcluir
  7. parabens CBRaves e Nathy, muito boa a entrevista :D

    ResponderExcluir
  8. Ah q simpática a entrevista da Nathy, assim como ela.
    ADOREI Nathy,a fama é natural pela sua dedicação e carinho. Desejo q cada vez mais as pessoas possam conhecer teu blog e assim saber um pouco mais sobre os agapórnis.
    bjo bem grandão...

    p.s. ótimas as perguntas, só achei a entrevista curtinha...

    ResponderExcluir
  9. Muito legal msm a entrevista espero mais entrevistas ;)

    ResponderExcluir