11 de abril de 2012

Gaiola ou Colonias? "Agapornis"

A criação de agapornis pode ser feita tanto em colonia quanto em gaiolas individuais, dependendo do espaço, tempo e, principalmente dos nossos objetivos na criação.
Podem ser criador em gaiolas GRII ou GRIII com medidas de 80x50x50cm: já um viveiro para a criação em colonias, vai depender da quantidade de casais que se deseja ter.


Um viveiro de dois metros de comprimento por um metro de altura e um de profundidade, caberá tranquilamente cinco casais. É importante salientar que deve-se ter dois ninhos para cada fêmea diminuindo assim o risco de brigas.

A criação em gaiolas proporciona um controle genético maior e uma reprodução mais rápida e acerta, ao passo que em colonias não há controle genético. A vantagem da colonia é a maior facilidade da limpeza.
Os acasalamentos começam tão logo o casal esteja adaptado ao novo ambiente. O macho começa a entrar no ninho, verificando o novo território. A fêmea começara a botar os ovos em dias alternados. Botam entre quatro a sete ovos normalmente.
O tempo de choco é de aproximadamente 23 dias para os agapornis. Nos tarantas, esse período é de 30 dias. Após o nascimento dos filhotes, a femeá é quem os alimenta recebendo a comida dada pelo macho através da regurgitação deste no bico dela.




Eu particularmente prefiro a criação em gaiolas, pelo fato que eu posso ter o controle dos casais, evitar perdas por briga de território e controle da mutação, mas cada criador tem a sua ideia e seus métodos de criação.

Para tirar suas duvidas visite o fórum www.cbraves.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário