28 de março de 2012

Calopsitas



Olá, nessa postagem iremos falar sobre calopsitas, aves muito carismáticas, carinhosas e inteligentes. As calopsitas são geralmente criadas como pássaros de estimação para ficar soltas pela casa e interagindo com as pessoas as quais moram.

De fácil manejo, esses pássaros a cada dia que passa ganham ainda mais espaço no mercado. A identificação do sexo das calopsitas, quando não são da cor silvestre, é complicada, quando em sua cor natural, os machos possuem a face amarela, corpo cinza e uma listra branca nas asas, o rabo é "liso", sem listras. Já as fêmeas tem o corpo todo cinza, listras brancas nas asas e rabo listrado em amarelo, elas não tem face amarela, mas sim da cor do corpo, cinza.

Em outras mutações como Arlequins, Lutinos, Fulvos, Caras Brancas e etc... Essa identificação é mais complicada, pode ser feita através de um exame em clinicas especializadas através da coleta de penas, ou através do "toque" do osso da bacia, onde o das fêmeas, quando adultas é afastada, e podendo caber o dedo mindinho, e o dos machos é fechado desde filhote. Esse teste não é muito recomendado por existirem variações com fêmeas de bacia mais fechada e machos de bacia afastada. 
A reprodução das calopsitas não é complicada, mas precisa de um conhecimento anterior. Até o casal se tornar realmente um casal geralmente não demora muito, mas pode variar. Após 18 dias de cruzarem elas põem o primeiro ovo, a cada 2 dias colocam outro ovo, a ninhada em média é composta por 5 a 7 ovos. 20 dias após a postura nasce o primeiro filhote, a diferença de dias entre um nascimento e outro é de 2 dias também. Os pais revezam no choco, durante o dia fêmea choca, durante a noite o macho cuida do choco. Os filhotes se desenvolvem rapidamente, inicialmente tem penugem branca quando bem jovens e quando não são Cara Branca ou Lutinos.
Após um mês de vida, o filhote abandona o ninho, porém não está totalmente independente, ainda depende da alimentação dos pais nos primeiros dias, enquanto os pais estiverem alimentando o filhote, recomenda-se reforçar a alimentação servindo milho verde na espiga, pão, couve, espinafre e etc...
A escolha da primeira calopsita é bem complicada, deve-se pensar bastante se irá querer ela apenas como pássaro de estimação ou se irá utilizar como reprodutor. A quantidade de mutações é imensa possibilitando várias opções de compra.
Quanto a alimentação pode-se utilizar a mesma ração dos periquitos, eu como criador não gosto de servir a mesma ração, adiciono mais 25% de girassóis e mais cerca de 15 a 25% de ração extrusada, isso além das comidas naturais (espinafre,milho,couve,pão,pedra de cálcio e a água com vitaminas), eu particularmente uso vitagold.
Uma alimentação balanceada aliada com a limpeza e um local apropriado, aumentam as defesas das calopsitas contra doenças.
Como viram nessa postagem nós tentamos abordar os mais variados temas, sem nos aprofundarmos tanto, porém em futuras postagens pretendo aprofundar em reprodução e etc...

Abraços
Por Wallace Rezende 

Nenhum comentário:

Postar um comentário